Obstruções dos vasos da retina
24 de julho de 2017
Amamentação – Dia 1 de Agosto, dia Mundial da Amamentação
1 de agosto de 2017

O que é o descolamento de retina? Image result for descolamento de retina

O descolamento de retina é a separação de uma das camadas da retina do restante das camadas mais externas do fundo do olho. É uma grave doença cujo tratamento é complexo e urgente. Quando há uma rotura de retina, o líquido do vítreo infiltra por esse orifício descolando a retina.

Principais sintomas:

Os principais sintomas são flashes e pontos flutuantes, sombra ou perda de parte do campo visual com a progressão do descolamento até que a parte central – mácula – seja acometida.

O que causa:

Essa situação provoca severo comprometimento da acuidade visual. As degenerações periféricas de retina associadas ao trauma e ao descolamento do vítreo atuam como os principais fatores de risco para a ocorrência do descolamento de retina. Outra causa de descolamento de retina é a formação de fibrose e trações na superfície da retina. Essas consequências ocorrem principalmente em doenças vasculares, como a retinopatia diabética e doenças inflamatórias. As camadas suscetíveis de degeneração são áreas muito finas, propícias à ocorrência de rasgões (buracos) na retina.

Tratamento:

O tratamento do descolamento de retina é cirúrgico. As principais cirurgias feitas para o reposicionamento da retina no fundo do olho e consequente restabelecimento da nutrição da retina e da visão são vitrectomia, introflexão escleral, retinopexia pneumática, laser e crioterapia.

• Introflexão escleral: uma peça flexível de silicone é fixada na esclera (branco do olho) para bloquear a área da rotura e do descolamento. O líquido sub-retiniano pode ser drenado da retina descolada.
    Retinopexia pneumática: nessa técnica, as roturas são identificadas e tratadas com uma bolha de gás especial injetada no olho para bloquear a área da rotura.
  • Vitrectomia: é um procedimento usado para remover parte ou a totalidade do humor vítreo. A cirurgia requer o emprego de um complexo aparelho chamado vitreófago, que serve para remover o vítreo. O gel vítreo é substituído por solução salina (BSS). Em virtude de o vítreo ser constituído por 99% de água, a sua troca pela solução salina não é prejudicial à visão. Em casos mais graves, utilizam-se gases especiais expansivos ou óleo de silicone para preencher o olho.Image result for descolamento de retina

Estatisticamente obtém-se sucesso anatômico em 80% a 90% dos casos com uma operação. Podem ser necessárias reoperações. Se a mácula (área central e mais sensível da retina) for acometida, as sequelas podem impedir a recuperação da visão de leitura.