fbpx

A visão pode sofrer alterações durante a gravidez?

Fellow Córnea 2019
6 de novembro de 2018

No período da gravidez a mulher sofre uma série de alterações físicas e emocionais que devem ser acompanhadas desde o primeiro momento da gestação.

Muitas dessas alterações causam grande desconforto e podem interferir durante todo o período da gravidez, portanto é importante que seja feita um pré-natal desde o princípio para que tudo transcorra de forma tranquila para mãe e bebê.

Um dos pontos de atenção é a saúde ocular, que pode afetar a visão da gestante momentaneamente e até mesmo indicar problemas mais sérios, como a pré-eclâmpsia.

Quais os principais problemas que podem afetar a visão da gestante?

1. Olhos secos: o problema é causado pelas alterações hormonais da gestante, além de condições externas, como ar condicionado, poeira, fumaça, etc.
  2. Alteração no grau: é comum que as grávidas que já usem óculos ou lentes de contato sofrerem alteração no grau. Isso ocorre pela retenção de líquido, que é intensa, e pelo aumento de peso. Esses dois fatores podem alterar a espessura e forma da córnea.
  3. Visão manchada ou escura: esse é um problema que pode indicar algo mais sério, como pré-eclâmpsia – doença ligada a um aumento da pressão arterial – e até mesmo a diabetes gestacional, devido ao excesso de açúcar no sangue.

Além dos problemas mencionados acima, pode também ocorrer a piora de doenças oculares já existentes nas gestantes como, por exemplo, aquelas que possuem ceratocone, catarata ou glaucoma. Em todos os casos relatados é indicado que a futura mamãe agende uma consulta com um oftalmologista para que o profissional possa avaliar o caso e orientar sobre qual o melhor tratamento durante o período da gravidez.

Precisa agendar uma consulta? Clique aqui e agende de forma prática e rápida!