fbpx
Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Lentes de contato: cuidados necessários

A visão pode sofrer alterações durante a gravidez?
6 de novembro de 2018
Catarata congênita: principal causa de cegueira infantil
23 de novembro de 2018
Mostrar Todos

As lentes de contato são uma alternativa para muitos pacientes corrigirem problemas na visão – miopia, hipermetropia e astigmatismo – e também são utilizadas para fins estéticos. Contudo, é preciso que os cuidados com as lentes sejam cumpridos conforme as orientações do oftalmologista, para que o paciente possa manter a saúde ocular e ficar livre de problemas indesejados.

As principais dicas para quem faz uso das lentes são:

  1. Higienização das mãos: sempre que for colocar e tirar as lentes é recomendado que as mãos sejam lavadas para evitar que bactérias entrem em contato com os olhos.
  2. Cuidado ao manusear: as lentes gelatinosas são extremamente finas e sensíveis, portanto é necessário manuseá-las com delicadeza para que não rasguem.
  3. Limpeza das lentes: toda vez que retirar as lentes limpe-a com a solução própria recomendada pelo oftalmologista. Nunca devem ser lavadas com água da torneira!
  4. Limpeza e troca do estojo: a limpeza do estojo também é essencial para evitar contaminações. Eles devem ser lavados com a mesma solução utilizada para a limpeza das lentes e é importante que sejam trocados pelo menos a cada três meses.
  5. Retirar as lentes para dormir: não durma com as lentes. Isso evita que os olhos fiquem ressacados e vermelhos, além de prevenir doenças como úlceras e infecções.
  6. Troca de lentes: respeite a data de validade das lentes de contato, de acordo com as especificações do fabricante e conforme orientação do oftalmologista. Se não forem trocadas no prazo correto, perdem a eficácia e aumentam o risco de o usuário contrair algum tipo de problema ocular.

Todas as orientações passadas pelo oftalmologista – juntamente com as recomendações dos fabricantes e as informações do manual que acompanha as lentes de contato – devem ser seguidas rigorosamente para que o paciente tenha uma boa qualidade de vida utilizando as lentes e com o objetivo principal de ajudar a proteger os olhos e a saúde.

Deseja agendar uma consulta? Clique aqui!