Lentes de contato vencidas podem provocar cegueira

Projeto Ver Além
21 de dezembro de 2018

Lentes de contato vencidas podem provocar cegueira

Há quem use lentes de contato por necessidade ou apenas estética, mas, independentemente do motivo, é preciso tomar diversos cuidados para proteger os olhos. As lentes de contato são consideradas um corpo estranho dentro dos olhos, portanto, se não forem utilizadas da forma adequada, podem causar diversos problemas para o paciente, incluindo desde infecções até uma cegueira.

Um dos meios de evitar infecções é higienizar as mãos antes de manusear as lentes de contato, tanto para retirá-las quanto para colocá-las nos olhos. Ao retirá-las é preciso que o indivíduo lave as lentes com uma solução própria e guarde-as dentro do estojo, já com a solução específica.

É preciso alertar que as lentes têm prazos de validade e não respeitá-los pode ser extremamente prejudicial à saúde.  Algumas precisam ser trocadas diariamente, outras semanalmente, outras quinzenalmente e ainda há as que duram um mês inteiro. Todas as lentes devem ser limpas diariamente e o usuário não deve dormir com elas, pois prejudica a oxigenação da córnea e promove doenças como úlceras, conjuntivites, etc.

Quando as lentes passam do prazo de validade os próprios olhos apresentam alguns sinais, como vermelhidão, coceira e desconforto com o uso. O usuário não deve insistir na utilização, caso contrário poderá correr sérios riscos de desenvolver infecções severas na córnea.

Somente um oftalmologista pode avaliar a necessidade do uso e passar orientações para o paciente de como cuidar das lentes escolhidas.

Quer agendar uma consulta? Clique aqui e agende de forma rápida e prática!