Você sabe o que é a Conjuntivite Alérgica?

Curso de Pesquisa Clínica Aplicada à Prática Médica: Iniciação à Pesquisa Científica
24 de setembro de 2018
Dia Mundial da Visão
11 de outubro de 2018

Olhos vermelhos e inchados, coceira, irritação, sensibilidade à luz, lacrimejamento… todos esses sintomas podem ter um mesmo diagnóstico: conjuntivite. A conjuntivite pode ser causada por vírus ou bactérias nos casos mais graves, mas a forma mais comum da doença é a conjuntivite alérgica.

A conjuntivite alérgica pode atingir pessoas de todas as idades, principalmente adultos. Ela pode ser dividida em três tipos:

• Conjuntivite sazonal: pode ser associada quase sempre à uma rinite e é causada por pólen de árvores, ervas e sementes.
  • Conjuntivite perene: pode manifestar durante todo o ano e é causada por ácaros do pó doméstico, descamações epiteliais de animais de estimação, esporos de mofo, baratas, partículas de látex e alguns alérgenos alimentares.
  • Conjuntivite aguda: aparece rapidamente após contato com o agente alérgeno e desaparece também de forma rápida quando é cessada a exposição. Pode ser causada pelo contato direto com plantas, medicamentos, cosméticos, látex e conservantes de formulações oftálmicas (cloreto de benzalcónio, timerosal).

A conjuntivite alérgica, diferente dos outros tipos da doença, não é contagiosa, apesar de ser bastante incômoda e precisar ser tratada o quanto antes para evitar complicações.

Se você apresenta algum dos sintomas, não deixe de se consultar com um oftalmologista.

Agende sua consulta conosco, clique aqui.