PLÁSTICA OCULAR
A Plástica Ocular e Estética, também chamada de Oculoplástica, é a especialidade da oftalmologia que trata das estruturas ao redor dos olhos, como pálpebras, vias lacrimais e a região periocular. Além de corrigir problemas funcionais e doenças, essa área também atua na estética, proporcionando rejuvenescimento e harmonia facial.
O diagnóstico é feito por um médico oftalmologista especialista em plástica ocular, que avalia a saúde e a estrutura das pálpebras, músculos ao redor dos olhos, vias lacrimais e órbita. São analisados fatores como excesso de pele nas pálpebras (dermatocalase), ptose palpebral (queda das pálpebras), bolsas de gordura e assimetrias. Exames complementares podem ser solicitados para melhor planejamento do tratamento.
O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, dependendo do caso. Entre os procedimentos mais comuns estão:
- Blefaroplastia (remoção do excesso de pele e bolsas de gordura das pálpebras).
- Correção de ptose (cirurgia para levantar a pálpebra caída).
- Tratamento de entrópio e ectrópio (correção de alterações no posicionamento das pálpebras).
- Preenchimentos e toxina botulínica (para suavizar rugas e melhorar o aspecto da pele ao redor dos olhos).
- Cirurgias para obstrução das vias lacrimais (para tratar lacrimejamento excessivo).
Cada tratamento é personalizado de acordo com a necessidade do paciente, sempre priorizando a funcionalidade, saúde ocular e estética natural.
AGENDE SUA CONSULTA
1. 1. O que é a Oculoplástica?
A Oculoplástica é uma subespecialidade da oftalmologia que se dedica ao diagnóstico e tratamento de condições que afetam as estruturas ao redor dos olhos como pálpebras, vias lacrimais e a região periocular. Além de corrigir problemas funcionais e doenças, essa área também atua na estética ao redor dos olhos, proporcionando rejuvenescimento e melhoria da aparência.
2. Quais são os procedimentos realizados na Oculoplástica?
Os procedimentos mais comuns da Oculoplástica incluem:
- Blefaroplastia (Plástica das Pálpebras): cirurgia para remoção do excesso de pele e gordura das pálpebras, trazendo um olhar mais leve e rejuvenescido com melhora da auto-estima da pessoa
- Procedimentos estéticos: como aplicação de toxina botulínica (Botox) e preenchimentos para rejuvenescimento da região periocular.
- Ptose palpebral: é quando a pálpebra superior está caída, o que interfere na visão e na aparência da pessoa.
- Ectrópio: é quando a pálpebra está muito flácida e fica virada para fora, o que leva a irritação e lacrimejamento.
- Entrópio: é quando a pálpebra fica virada para dentro. Assim, os cílios tocam os olhos, levando a ferimentos e irritação.
- Retirada de lesões na região periocular: lesões benignas e também malignas podem aparecer nas pálpebras. O oculoplástico pode diferenciar o tipo de lesão e fazer a sua remoção, mantendo a anatomia e a beleza da sua pálpebra.
- Cirurgia das vias lacrimais: cirurgia realizada para desobstruir os ductos lacrimais. A obstrução dos canais lacrimais pode ocorrer em crianças que nascem com este problema ou em adultos. Em ambos os casos, a pessoa terá lacrimejamento.
- Cirurgia das órbitas: reparação de fraturas da órbita, remoção de tumores e correção de deformidades na órbita ocular.
3 . Quando a Blefaroplastia é indicada?
A Blefaroplastia é indicada para pessoas que estejam incomodadas com a aparência do seu olhar e desejam um rejuvenescimento da região peri-ocular. Normalmente o incômodo está relacionado com excesso de pele, flacidez, presença de bolsas de gordura nas pálpebras ou queda das sobrancelhas. Estas alterações podem causar um aspecto cansado e entristecido. Além da questão estética, em alguns casos, o excesso de pele pode comprometer o campo de visão.
A avaliação de um especialista é essencial para avaliar as individualidades de cada paciente e decidir o melhor tratamento.
4. Como é a anestesia para uma Blefaroplastia?
No Centro Oftalmológico de Minas as Blefaroplastias são realizadas sob anestesia local associada a um sedativo para que o paciente esteja calmo e com um sono leve durante todo o procedimento.
Enquanto o cirurgião está focado na sua cirurgia, o anestesista estará 100% do tempo ao seu lado cuidando dos seus sinais vitais.
5. Quais são os cuidados pós-operatórios após a Blefaroplastia?
Os cuidados incluem:
- Seguir as orientações médicas quanto ao uso de medicamentos e retorno para acompanhamento.
- Evitar atividades físicas.
- Uso de compressas frias para redução do inchaço.
- Manutenção da cabeça elevada durante o sono.
- Evitar exposição solar direta e uso de maquiagem na área operada.
- A retirada dos pontos habitualmente ocorre entre o 5o e 10o dia.
6. Quais são os riscos associados aos procedimentos de Oculoplástica?
As cirurgias da Oculoplástica normalmente são seguras, mas nenhuma cirurgia é totalmente sem riscos. Por mais que o seu médico se esforce na sua cirurgia pode ocorrer: Infecção, hemorragia, cicatriz inestética, mal posicionamento da pálpebra,
É fundamental seguir as orientações médicas para minimizar esses riscos.
7. O Centro Oftalmológico de Minas Gerais oferece serviços de plástica ocular e estética?
Sim, o Centro Oftalmológico de Minas Gerais possui uma equipe especializada em plástica ocular e estética, oferecendo:
- Diagnóstico preciso.
- Tratamentos adequados para cada necessidade.
- Acompanhamento contínuo para garantir resultados satisfatórios.
Para agendar uma consulta ou obter mais informações, entre em contato conosco.